A primeira locomotiva a vapor usando trilhos, foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez seu primeiro percurso em 21 de fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vagões com10 toneladas de carga e setenta passageiros a velocidade de 8 Km/h, usando para o efeito trilhos fabricados com ferro-fundido. Esta locomotiva, não teve grande sucesso.
Jhon Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812 que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam acionar uma cremalheira.
Porém, o passo maior para o desenvolvimento da locomotiva a vapor foi dado por George Stphenson. Este inglês, mecânico nas minas de Killingworth, construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou de Blucher,no ano de 1814. A Blucher, que se destinava ao transporte dos materiais da mina, consseguiu puxar uma carga de trinta toneladas à velocidade de 6 Km/h. Stephenson viria a construir a pimeira linha férrea Stockton and Darlington Railway, entre Stockton-on-Tees e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de setembro de 1825 e tinha 61 Km de comprimento; quatro anos mais tarde, foi chamado a construir a linha ferrea entre Liverpool e Manchester. Nesta linha, foi usada uma nova locomotiva, batizada por Rocket, que tinha uma nova caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e já atingia velocidades da ordem dos 30 Km/h.
Postado por: Lane Dalcin
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