Como deve ter sido difícil a época em que não existia refrigerador!
Por volta de 1840, um industrial australiano, Thomas S. Mort inventou a primeira câmara frigorífica, foi dele a idéia de construir uma fonte de gelo interligando os continentes. Mort passou 30 anos de sua vida trabalhando no transporte da primeira carne frigorífica para a Grã-Bretanha. Entretanto a tentativa falhou por haver falhas nas instalações frigoríficas do navio de transporte.
Charles Tellier, um francês, conseguiu fazer que um vapor frigorificado transportando carne fosse da França para a Alemanha, a viagem durou cento e quatro dias, ja que naquela época se sabia das vantagens do resfriamento de -12 graus Celcius a 118 garus Celcius, que é usado atualmente e que deixa acarne dura como uma pedra. Foi assim que, numa segunda viagem, Tellier transportou carne de carneiro da Argentina para a Europa.
As primeiras geladeiras domésticas surgiram nos Estado Unidos, em 1850. Elas eram feitas com um armário de madeira forrado de ardósia por dentro. No inverno, os blocos de gelo eram cortados dos rios e lagos congelados e armazenados nestas geladeiras.
Mas, foi apenas em 1910 que as geladiras começaram a tomar a forma como as que conhecemos atualmente. Nesta época, a eletricidade passou a desemoenhar um papel fundamental no princípio da conservação da temperatura no interior da geladeira, assim como o freon, um composto não tóxico e não inflamável presente hoje em geladeiras.
Postado por: Karine
Nenhum comentário:
Postar um comentário